quarta-feira, 7 de março de 2007

VídeoBlog

Percursos de Aprendizagem Mediados por Ferramentas Tecnológicas


Poderá ler aqui o nosso trabalho completo (PDF)

Fundamentação Teórica


Apresentamos aqui a principal fundamentação teórica que justifica a utilização de weblogs em contextos educativos.

Proposta de Intervenção Pedagógica


A apresentação da nossa Proposta de Intervenção Pedagógica usando blogs, pode ser vista aqui.

Actividades a Desenvolver


Seguidamente apresentam-se as actividades que prevemos no âmbito da nossa Proposta de Intervenção Pedagógica.


Blogs na Educação - Experiências

Teresa Sofia Pombo levou a cabo algumas experiências utilizando blogs como recurso pedagógico no processo de aprendizagem da Língua Portuguesa em alunos do 8.º ano de escolaridade.

A primeira experiência data de Junho de 2005 quando a autora criou o blog “A Biblogteca” (http://abiblogteca.blogspot.com/). Este espaço pretende ser um apoio às aulas de Estudo Acompanhado leccionadas pela autora. Apresenta uma série variada de recursos como sugestões de leitura, videos e registos audio motivadores da leitura, ligações e sugestões de leitura na web ou textos realizados pelos alunos. Este blog apresenta ainda outras ferramentas e utilidades como a possibilidade de comentário rápido através de e-mail ou mensagem audio, participação num mural de recados ou ligações para o site da escola, da biblioteca online ou de outros sites sobre a temática abordada.
Numa segunda experiência, o objectivo da autora foi o de proporcionar aos seus alunos um processo de aprendizagem com recurso às tecnologias, nomeadamente, através de um webquest, da participação num fórum, da realização de momentos de avaliação online e da produção e comentário de um blog colectivo (http://diariodogatomalhado.blogspot.com/). Neste caso, a função do blog foi a de congregar algumas das produções dos alunos resultantes do desenvolvimento da webquest. O objectivo era formar “uma página de escrita colaborativa na qual, em cada aula, os alunos iam lendo e comentando os trabalhos dos colegas e recebendo feedback sobre o seu próprio desempenho”.

Mais recentemente, e num contexto de formação profissional em Tecnologias da Informação e da Comunicação, a autora promoveu a criação de um diário de formação em forma de blog (http://blog-das-tic.blogspot.com/). Este espaço funciona essencialmente como um livro de sumários virtual, disponibilizando indicações sobre as tarefas de aprendizagem e/ou avaliação a realizar, links para fontes de consulta, etc..

Conclui a autora que a utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação em geral e o recurso ao blog em particular “trazem, quer ao professor, quer ao aluno, um leque enorme de possibilidades de trabalho e estudo, bem como de aperfeiçoamento e divulgação do trabalho realizado”.

Tipologia dos Blogs no Contexto Educativo

- Blogs criados e dinamizados por professores
- Blogs individuais de alunos
- Blogs colectivos
- Blogs Temáticos
- Blogs Multidisciplinares
- Portfólios Digitais
- Representação de grupos/comunidades (grupos disciplinares, grupos-escola, departamentos, associações, disciplinas).

Utilização Pedagógica dos Blogs como Recurso


- Um espaço de acesso a informação especializada;
- Um espaço de disponibilização de informação por parte do professor.

Utilização Pedagógica dos Blogs como Estratégia

- Portfólios Digitais;
- Espaço de Intercâmbio e colaboração;
- Espaço de Debate - role playing;
- Espaço de Integração.

"Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica"

Resumo do artigo "Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica" de Maria João Gomes da Universidade do Minho:


  • Os blogs são uma potencial ferramenta de aprendizagem que a autora considera poderem ser encarados como um recurso pedagógico ou como uma estratégia de aprendizagem;
  • Um estudo divulgado em 2005 pela Marktest que podemos ver aqui informa que os internautas portugueses "gastaram" 840 mil horas a navegar nas páginas de blogs, sendo estimados em 602.000 o nº de portugueses com mais de 4 anos de idade que acederam a blogs no ano de 2004, 36.9% dos internautas.
  • "Blog" é uma abreviatura de weblog, termo que parece ter sido utilizado pela 1ª vez em 1997 por Jorn Barger. Trata-se de uma página web que dispensa conhecimentos especiais de linguagem html. Supõe-se que seja actualizado frequentemente e pode conter em si imagens ou textos, apresentados de forma cronológica.

Bibliografia

CONRAD, R.-M.; DONALDSON, J.A. (2004); Engaging The Online Learner: activities and resources for creative instruction, Jossey-Bass Guides to Online Teaching and Learning, Vol. 1.U.S.A.:John Wiley and Sons.

GOMES, M.J e LOPES, A.M (2007). Blogues escolares: quando, como e porquê? Actas da Conferência Weblogs na Educação – 3 testemunhos, 3 experiências. Setúbal: Centro de Competências CRIE da ESE de Setúbal.

LOURENÇO, O. (2005). Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo. Teoria, dados e implicações. Lisboa: Almedina

POMBO, T. (2006). Construção de uma CVA e utilização de Blogs num processo de aprendizagem da Língua Portuguesa. Jornadas Pedagógicas: “Na rota da Sociedade do Conhecimento: as Tecnologias na Escola”. Lisboa: Universidade Católica Portuguesa.

LINKgrafia

AINSWORTH, S. (…).DeFT: A Conceptual Framework For Considering Learning with Multiple Representations. Disponível em: http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/mod/resource/view.php?id=7514. Último acesso: 4 de Março. 2007

ALMEIDA D’EÇA, T. (2004). A Internet na iniciação à língua estrangeira; Blogs e Call Lessons. Disponível em:
http://www.malhatlantica.pt/teresadeca/papers/setubal2004/Blogsecall.htm. Último acesso: 5 de Março 2007

BASIEL,A. (2006); ePedagogy for Virtual Learning Environments:A draft Professional Doctorate Report. Disponível em:
http://www.elearning.mdx.ac.uk/research/FinalFiles4website/DProf -v1-ASB.pdf. Úlltimo acesso: 3 Março 2007

BLOOD, R., (2000) Weblogs: A History and Perspective. Rebecca's Pocket. Disponível em:
www.rebeccablood.net/essays/weblog_history.html. Último acesso: 5 de Março 2007

BROOKS, C. & OLIVER, R. (2003). Online Learning Communities: investigating a design framework. Australian Journal of Educational Technology, 19(2), 139-160. Disponível em:
http://www.ascilite.org.au/ajet/ajet19/brook.html. Último acesso: 5 de Março 2007

CAMPBELL, A.P., Weblogs for use With ESL Classes (2003). The Internet TESL Journal, Vol. IX, No. 2, February 2003. Disponível em:
http://iteslj.org/Techniques/Campbell-Weblogs.html. Último acesso: 2 de Março 2007

CROSS, J., Learn to blog, blog to learn.(2002) Disponível em
http://www.learningcircuits.org/2002/apr2002/ttools.html Último acesso: 3 de Março 2007

GOMES, M.J (2005). Blogs, um recurso e uma estratégia pedagógica. VII Simpósio Internacional de Informática Educativa, Leiria. Disponível em:
https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/4499/1/Blogs-final.pdf. Último acesso: 26 de Fevereiro 2007

Institute of IT Training’s Standards, Competencies for e-tutors. Disponível em:
http://www.iitt.org.uk/public/standards/etutorcomp.asp. Último acesso: 28 Fevereiro 2007

RECUERO, R.C. (...) Weblogs, webrings e comunidades virtuais. Disponível em:
http://www.bocc.ubi.pt/pag/recuero-raquel-weblogs-webrings-comunidades-virtuais.pdf. Último acesso: 26 de Fevereiro 2007