quarta-feira, 7 de março de 2007

"Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica"

Resumo do artigo "Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica" de Maria João Gomes da Universidade do Minho:


  • Os blogs são uma potencial ferramenta de aprendizagem que a autora considera poderem ser encarados como um recurso pedagógico ou como uma estratégia de aprendizagem;
  • Um estudo divulgado em 2005 pela Marktest que podemos ver aqui informa que os internautas portugueses "gastaram" 840 mil horas a navegar nas páginas de blogs, sendo estimados em 602.000 o nº de portugueses com mais de 4 anos de idade que acederam a blogs no ano de 2004, 36.9% dos internautas.
  • "Blog" é uma abreviatura de weblog, termo que parece ter sido utilizado pela 1ª vez em 1997 por Jorn Barger. Trata-se de uma página web que dispensa conhecimentos especiais de linguagem html. Supõe-se que seja actualizado frequentemente e pode conter em si imagens ou textos, apresentados de forma cronológica.

1 comentário:

Márcia Regina do Nascimento disse...

OLÁ! SOU ALUNA DO CURSO DE PEDAGOGIA E ESTOU FAZENDO MEU TCC, MEU TEMA É TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, ONDE VOU ABORDAR A QUESTÃO DO BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO PARA ALUNOS E PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLA PÚBLICAS E PRIVADAS. ESTOU PRECISANDO DE DICAS DE LIVROS E DE QUALQUER OUTRA INFORMAÇÃO QUE VOCÊ POSSA ME AJUDAR. SE PUDER ENTRAR EM CONTATO COMIGO MEU E-MAIL: marcia_regina_donascimento@hotmail.com
Obrigada! Seu blog é muito interessante