quarta-feira, 7 de março de 2007

Blogs na Educação - Experiências

Teresa Sofia Pombo levou a cabo algumas experiências utilizando blogs como recurso pedagógico no processo de aprendizagem da Língua Portuguesa em alunos do 8.º ano de escolaridade.

A primeira experiência data de Junho de 2005 quando a autora criou o blog “A Biblogteca” (http://abiblogteca.blogspot.com/). Este espaço pretende ser um apoio às aulas de Estudo Acompanhado leccionadas pela autora. Apresenta uma série variada de recursos como sugestões de leitura, videos e registos audio motivadores da leitura, ligações e sugestões de leitura na web ou textos realizados pelos alunos. Este blog apresenta ainda outras ferramentas e utilidades como a possibilidade de comentário rápido através de e-mail ou mensagem audio, participação num mural de recados ou ligações para o site da escola, da biblioteca online ou de outros sites sobre a temática abordada.
Numa segunda experiência, o objectivo da autora foi o de proporcionar aos seus alunos um processo de aprendizagem com recurso às tecnologias, nomeadamente, através de um webquest, da participação num fórum, da realização de momentos de avaliação online e da produção e comentário de um blog colectivo (http://diariodogatomalhado.blogspot.com/). Neste caso, a função do blog foi a de congregar algumas das produções dos alunos resultantes do desenvolvimento da webquest. O objectivo era formar “uma página de escrita colaborativa na qual, em cada aula, os alunos iam lendo e comentando os trabalhos dos colegas e recebendo feedback sobre o seu próprio desempenho”.

Mais recentemente, e num contexto de formação profissional em Tecnologias da Informação e da Comunicação, a autora promoveu a criação de um diário de formação em forma de blog (http://blog-das-tic.blogspot.com/). Este espaço funciona essencialmente como um livro de sumários virtual, disponibilizando indicações sobre as tarefas de aprendizagem e/ou avaliação a realizar, links para fontes de consulta, etc..

Conclui a autora que a utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação em geral e o recurso ao blog em particular “trazem, quer ao professor, quer ao aluno, um leque enorme de possibilidades de trabalho e estudo, bem como de aperfeiçoamento e divulgação do trabalho realizado”.

Sem comentários: